top of page
  • Foto do escritorLuan Franco - Advogado Especialista em Vistos

Como se preparar para o visto americano?

Se você está se preparando para tirar o seu visto americano, deve estar se perguntando porque o consulado é tão exigente com os solicitantes? Como se portar na entrevista para o visto dos Estados Unidos? Vale a ter junto uma assessoria para solicitar e acompanhar toda a minha aplicação do visto?

Essas e outras diversas perguntas são normais quando você inicia a jornada rumo ao seu visto, mas todo esse caminho a ser percorrido, abrangendo todo o processo de aplicação - e diga-se de passagem, recheado de detalhes e especificidades - existe com a principal finalidade de evitar fraudes e também a imigração ilegal em massa para os EUA.

Dessa forma, os Estados Unidos conseguem manter um controle imigratório seguro, livre de fraudes e garantindo que a finalidade do visto emitido seja cumprida.



Como se preparar para o visto americano


O que o consulado quer saber?


Vou citar aqui 4 informações essenciais que o oficial consular deseja saber sobre você antes de te conceder o visto.

  • Saber se você é uma pessoa idônea

  • O que te segura no Brasil

  • Se você tem como se manter financeiramente durante a viagem

  • Qual o objetivo de sua viagem, o que vai fazer e quanto tempo pretende ficar em solo americano

Dificilmente ele fará essas perguntas diretamente a você, lembre-se, o agente consular é treinado para isso então ele irá cruzar as informações preenchidas no DS-160, com as informações de levantamento interno do sistema do consulado, seu comportamento na entrevista e também as respostas que você der para as perguntas que forem feitas e é com esse conjunto de informações que ele vai concluir essas 4 informações que listei acima.


As principais perguntas da entrevista para o visto americano


Como fundador da Meu Primeiro Visto, já assessorei diversos perfis de clientes, e com base nestas informações vou listar para você as principais perguntas que serão feitas no momento da sua entrevista para o visto americano.

  1. Qual o propósito da sua viagem?

  2. Quando pretende viajar?

  3. Onde vai se hospedar?

  4. Quanto tempo vai ficar nos EUA?

  5. Onde vai ficar hospedado?

  6. Quantas cidades vai visitar?

  7. Quem vai custear as despesas da sua viagem?

  8. Onde trabalha atualmente?

  9. Quantos dólares estará levando?

  10. Se tem valores em conta ou aplicações financeiras?

  11. Quanto tem de limite nos cartões de crédito?

  12. Possui imóveis e veículos em seu nome?

  13. Possui quantos filhos?

  14. Vai viajar com alguém?

  15. Tem algum conhecido ou parente nos EUA?

Outras perguntas poderão ser feitas, vai depender do seu perfil, dos seus vínculos e propósito de viagem. Essa é uma lista das mais frequentes por perfis de turistas.


Para solicitar o visto americano preciso comprar passagem aérea?


Não, o próprio consulado recomenda que não seja comprado nenhum tipo de pacote ou reserva de viagem antes da aprovação do seu visto. O oficial consular interpretar isso com muita presunção da sua parte, ou até mesmo arrogância e negar o seu visto.


Os prejuízos de cancelamentos e remarcações de passagens aéreas e pacotes de viagem costumam ser bem altos. Não compre nada! Apresente apenas uma previsão de viagem, do que você pretende fazer nos Estados Unidos.


Posso entrar no consulado com eletrônicos?


Não! Evite levar eletrônicos. Celulares, fone de ouvidos, tablets e relógios digitais/smartwatch.


Nas proximidades dos consulados existem guarda volumes que podem ser contratados, mas é importante saber que eles não possuem nenhum vínculo com o consulado americano.


Quanto tempo antes devo chegar para minha entrevista?


As filas são grandes, mas não se preocupe, você vai entrar no horário agendado, então recomendamos chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência.


O fato de chegar muito cedo, não vai fazer com que você seja atendido antes que os demais.


Idosos e portadores de necessidades especiais terão prioridades.


Vale a pena contratar assessoria para o visto americano?


Após atender diversos clientes, posso garantir que vale a pena, além de ser de grande importância!


Conhecemos a rotina consular, a forma com que os processos são elaborados, mudanças nas tendências de aprovação, dentre outros, e tudo isso nos garante uma aplicação de forma muito mais completa, correta e personalizada de acordo com o seu perfil.


Entendo que você pode ter habilidades em informática, que domina o inglês, e que fará sozinho.

Não quero aqui tirar o seu mérito ou capacidade, longe disso! O que quero dizer é que cada vez mais atendemos pessoas com erros básicos, causados seja pelo excesso de confiança, seja por seguir tutoriais que não correspondiam as necessidades de determinado perfil e que causaram grandes prejuízos e atrasos na solicitação do visto.


No final das contas, o barato pode sair caro!


Qualquer deslize que você cometa em algum desses passos, formulários, cadastros... pode comprometer a aprovação do seu tão desejado visto americano, por isso conte com a nossa ajuda, a equipe do Meu Primeiro Visto está ansiosa para participar da realização do seu sonho de conseguir a tão sonhada aprovação.

Faça já a sua avaliação de perfil sem nenhum custo, com isso vamos mapear as informações e te dizer sinceramente se esse é o melhor momento para sua aplicação, são apenas 5 perguntas.



Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page